Portal Acadêmico

Revista Latino-Americana de Cerveja

A Revista

ESCOPO E POLÍTICA

A Revista é uma publicação eletrônica de fluxo contínuo, com acesso livre, cujo propósito é publicar informações científicas e tecnológicas que contribuam para a disseminação de novos conhecimentos relacionados à cerveja.

A Revista publica, em português, artigos autênticos e artigos de revisão.

O conteúdo do artigo será de inteira responsabilidade do(s) autor(es), que serão obrigados a fornecer retrações ou correções de erros, se necessário.

Fica a critério dos editores, dependendo da relevância do tema, a aceitação de trabalhos que tenham resultados da análise de produtos industrializados, sem informações que permitam reproduzir a sua fabricação.

Não são aceitos trabalhos que visem essencialmente à propaganda comercial.

O trabalho submetido à publicação é avaliado previamente por um Editor e, dependendo da qualidade geral, nesta etapa, pode ser rejeitado ou retornar aos autores para adequações.

No final do processo de avaliação, cabe ao Editor a decisão final de aprovar ou rejeitar a publicação.

Quando o trabalho apresentar resultados de pesquisa envolvendo a participação de seres humanos, em conformidade com a Resolução n°466/12 do Conselho Nacional de Saúde, informar o número do processo de aprovação do projeto por um Comitê de Ética em Pesquisa.



AUTORIA

São considerados autores aqueles com efetiva contribuição intelectual e científica para a realização do trabalho, participando de sua concepção, execução, análise, interpretação ou redação dos resultados, aprovando seu conteúdo final.

O autor de correspondência é responsável pelo trabalho e deve informar a contribuição de cada coautor para o desenvolvimento do estudo apresentado.
Termo de Responsabilidade

Ao enviar o trabalho o(s) autor(es)assumem o compromisso de:

  - Que o trabalho enviado para publicação é original e que não foi publicado, nem está sendo considerado para publicação em outra Revista, em parte ou na íntegra, independentemente do idioma, quer seja no formato impresso ou no eletrônico; Caso contrário, deverá ser informado onde foram feitas publicações totais ou parciais do trabalho;
  - Ter participado suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo seu conteúdo;
  - Ter revisado e aprovado a forma final do trabalho, na sua totalidade; Que cumpre com os critérios de autoria da Revista e que não foram omitidos nomes de outros indivíduos qualificados para serem autores do artigo;
  - Que cumpre com os critérios de autoria da Revista e que não foram omitidos nomes de outros indivíduos qualificados para serem autores do artigo;
  - Que, se solicitado, concorda em fornecer ou cooperar na obtenção de dados e de informações relacionadas à precisão e à integridade de qualquer parte do trabalho;
  - Que concorda com a indicação do Autor para Correspondência.



PROCESSO DE AVALIAÇÃO


O trabalho submetido à publicação é avaliado previamente por um Editor e, dependendo da qualidade geral do trabalho, nesta etapa pode ser rejeitado ou retornar aos autores para adequações ou seguir para revisão por dois Revisores.

No final do processo de avaliação, cabe ao Editor a decisão final de aprovar ou rejeitar a publicação.

Quando o trabalho apresentar resultados de pesquisa envolvendo a participação de seres humanos, em conformidade a Resolução n°466/12 do Conselho Nacional de Saúde, informar o número do processo de aprovação do projeto por um Comitê de Ética em Pesquisa.


SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A submissão é online e deve ser feita nesta página.

O prazo para envio dos trabalhos é até 30 de janeiro para a edição de maio e de 30 de junho para a edição de outubro.



EXPEDIENTE

A Revista Épica tem periodicidade bianual, sendo suas edições publicadas nos meses de maio e outubro.

Faculdade Escola Politécnica de Inovação e Conhecimento Aplicado
Rua Elsbeth Feddersen, 72
Salto do Norte - Blumenau - SC
CEP: 89065-430

ISSN: 2526-8090


Corpo Editorial

Prof. Me. Honorato Pradel


Editor Chefe

Prof. Me. João Guilherme da Costa Sperb


Comissão Editorial

Profª Ma. Laura Cristina Peixoto Chaves


Comissão Editorial

Normas

NORMAS PARA SUBMISSÃO

CONTEÚDO E CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA PUBLICAÇÃO

Os documentos publicados na Revista classificam-se nas seguintes categorias:

- ARTIGOS CIENTÍFICOS: "Publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento" (NBR 6022:2003).

- ARTIGOS DE REVISÃO: "Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas" (NBR 6022:2003). Preferencialmente devem ser baseados em literatura publicada nos últimos cinco anos.

Envie seu artigo para nossa avaliação

Apresentação dos Artigos

ESTILO E FORMATAÇÃO

 

FORMATAÇÃO

- Editor de Textos Microsoft WORD 2010 ou superior, não protegido;

- Formato do texto sem colunas;

- Fonte Arial 12, espaçamento 1,5 entre as linhas;

- Página formato A4 (210 x 297 mm), margens de 2 cm;

- Todas as linhas e páginas do trabalho deverão ser numeradas sequencialmente;

- A itemização de seções e subseções não deve exceder três níveis;

- O número de páginas, incluindo Figuras e Tabelas no texto, não deverá ser superior a 20.

 

UNIDADES DE MEDIDAS: Deve ser utilizado o Sistema Internacional de Unidades (SI) e a temperatura deve ser expressa em graus Celsius.

 

TABELAS, QUADROS E FIGURAS: Devem ser numeradas em algarismos arábicos na ordem em que são mencionadas no texto. Seus títulos devem estar:

- na parte superior (acima) das Tabelas,

- na parte inferior (abaixo) dos quadros,

- na parte inferior (abaixo) das Figuras.

- Fotografias, mapas, plantas, esquemas e desenhos devem ser designadas como Figuras.

 

As FIGURAS devem ser utilizadas, de preferência, para destacar os resultados mais expressivos. Não devem repetir informações contidas em Tabelas. Devem ser apresentadas de forma a permitir uma clara visualização e interpretação do seu conteúdo. As legendas devem ser curtas, autoexplicativas e sem bordas. As Figuras (gráficos e fotos) devem ser coloridas e em alta definição, para que sejam facilmente interpretadas.

 

EQUAÇÕES: As equações devem aparecer em formato editável e apenas no texto, ou seja, não devem ser apresentadas como figura nem devem ser enviadas em arquivo separado. Devem ser citadas no texto e numeradas em ordem sequencial e crescente, em algarismos arábicos entre parênteses, próximo à margem direita.

 

ABREVIATURAS e SIGLAS: As abreviaturas e siglas, quando estritamente necessárias, devem ser definidas na primeira vez em que forem mencionadas. Não use abreviaturas e siglas não padronizadas, a menos que apareçam mais de três vezes no texto. As abreviaturas e siglas não devem aparecer no Título, nem, se possível, no Resumo e Palavras-chave.

 

NOMENCLATURA:

Reagentes e ingredientes: preferencialmente usar o nome internacional não-proprietário (INN), ou seja, o nome genérico oficial.

Nomes de espécies: utilize o nome completo do gênero e espécie, em itálico, no título (se for o caso) e no trabalho, na primeira menção. Posteriormente, a primeira letra do gênero seguida do nome completo da espécie.

Estrutura do Trabalho

ESTRUTURA DO TRABALHO

 

TÍTULO

"O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e na língua do texto" (NBR 6022:2003).

Deve ser claro, conciso e representativo do assunto tratado. Deve ser escrito em caixa alta e não exceder 150 caracteres, incluindo espaços.

 

AUTORES

Nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo. Um breve currículo, bem como os endereços postal e eletrônico, devem aparecer em rodapé indicado por asterisco na página de abertura? (NBR 6022:2003).

O autor para correspondência deverá ter seu nome indicado e apresentar endereço completo para postagem.

Para o autor de correspondência:

Nome completo (*autor correspondência)
Instituição/Departamento (Nome completo da Instituição de filiação quando foi realizada a pesquisa) 
Endereço postal completo (Logradouro/CEP / Cidade / Estado / País)
Telefone
e-mail 

Para co-autores:

Nome completo
Instituição/Departamento (Filiação quando realizada a pesquisa)
Endereço (Cidade / Estado / País)
e-mail

 

RESUMO

Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028:2003.

Deve incluir objetivo(s) ou hipótese da pesquisa, material e métodos (somente informação essencial para a compreensão de como os resultados foram obtidos), resultados mais significativos e conclusões do trabalho.


PALAVRAS-CHAVE

Devem ser incluídas, logo após o Resumo, no mínimo 2, no máximo 6 palavras que possibilitem a sua recuperação em buscas bibliográficas.


INTRODUÇÃO

"É a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho" (NBR 6022:2003).

 

DESENVOLVIMENTO

"Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024, que variam em função da abordagem do tema e do método" (NBR 6022:2003).

É a parte principal e mais extensa do trabalho. Deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão.

 

CONCLUSÕES

"Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses" (NBR 6022:2003).

 

REFERÊNCIAS

Conforme Normas ABNT em vigor: NBR 6023:2002


    Arquivo do Trabalho

    FORMATAÇÃO

    - Editor de Textos Microsoft WORD 2010 ou superior, não protegido;

    - Formato do texto sem colunas;

    - Fonte Arial 12, espaçamento 1,5 entre as linhas;

    - Página formato A4 (210 x 297 mm), margens de 2 cm;

    - Todas as linhas e páginas do trabalho deverão ser numeradas sequencialmente;

    - A itemização de seções e subseções não deve exceder três níveis;

    - O número de páginas, incluindo Figuras e Tabelas no texto, não deverá ser superior a 20.

    Envie seu artigo para nossa avaliação